Cirurgia Plástica na Adolescência: Fazer ou Não?

13:53

Certos aspectos físicos cotidianamente nos incomodam, seja por conta da mídia, do bullying ou até mesmo por conta da autoestima. Jovens tornam da cirurgia plástica, a saída para estes problemas.. mas será que é a melhor alternativa?


Com o avanço do público jovem nas redes sociais a busca da aceitação social se torna mais evidente. A busca pela selfie perfeita, pela popularidade, corpo perfeito... E assim a cobrança física tende a ser cada vez maior. Afinal, quem nunca sonhou com uma cintura mais fina ou um busto maior?

No período da adolescência, o corpo dos jovens sofrem constantes alterações por conta do crescimento e dos hormônios, ou seja, para se estabelecer um físico necessita de tempo para que o corpo sofra as todas alterações necessárias para a vida adulta e enfim haja um equilíbrio hormonal. Portanto, se você é jovem e algo fisicamente o incomoda, tenha calma! Não é tão simples quanto parece, é muito mais abrangente.

A cirurgia plástica deve ser tomada como uma medida para corrigir imperfeições, dar harmonia e aumento da auto estima. Mas não é indicada a estruturas em crescimento pois pode interferir no desenvolvimento e causar alteração no resultado obtido. Deve ser avaliado com cautela o real motivo e a emergência do mesmo, deixando a opção cirúrgica como a ultima.

Se mesmo assim optar por uma operação cirúrgica, opte por clinicas de qualidade e com acompanhamento de especialistas, ambos de qualidade (pesquise antes de qualquer procedimento). Nessa transição, qualquer decisão pode ser delicada. Portanto, pare e pense se é isso mesmo que quer, se é mesmo tão urgente medidas tão sérias, se outros meios menos arriscados não seriam a melhor alternativa.


Curtiu? Então se liga nos próximos! ❤️

6 comentários

  1. Acho que adolescentes ainda são jovens demais para poderem decidir se está ou não na hora de passar por uma cirurgia plástica. Eu mesma sempre tive o sonho de colocar silicone, mas esperei minha cabeça amadurecer para eu poder colocar.
    http://gislainediasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente. Uma amiga minha também queria muito colocar silicone, porém quando estamos na adolescencia, é uma fase de desenvolvimento. É necessário que espere todo esse ciclo evolutivo passar né... Hoje ela nem precisa mais haha Mas que bom que alguém pensa como eu <3
      Beijos

      Excluir
  2. Oii Le tudo bom ?? Primeiramente queria muito agradecer pela visita no meu blog, fico extremamente feliz ... Vamos lá, esse post me chamou atenção , porque eu fiz cirurgia plastica meio nova , tinha 18 ! Sempre tive muito bumbum e pouco peito e minha mãe permitiu com que eu colocasse silicone aos 18 anos. Eu ate ia colocar antes, mas acabei ganhando outros presentes e foi bom ter esperado rs... Acho 18 anos uma idade ótima, mas se seu corpo já está pronto antes não tem problema nenhum colocar . Tenho amigas que colocaram com 15 anos e deu tudo certo ... Atualmente eu estou louca para fazer uma lipo com enxerto, não preciso mais da autorização da minha mãe haha e se eu trabalhar eu pago. Não faria antes pois é uma cirurgia arriscada. Orelha e nariz pode ser feito com qualquer idade, e eu sei que ajuda...talvez permitira que minha filha fizesse antes dos 18 se a incomodasse muito haha não sei ... Enfim adorei o post e mais uma vez obrigada pela visita! Fique ligada no meu blog, ele sempre terá novidades... beijos maitê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maitê, tudo sim e você? Nem precisa agradecer!!! <3
      Sério? Que legal! Quando a decisão da cirurgia é tomada por conta da autoestima é bem interessante e ainda mais com o consentimento dos pais! É que na verdade o resultado depende muito de pessoa para pessoa. Há pessoas que se desenvolvem precocemente e não há o que ser modificado com o tempo. Na minha opinião, sua idade foi ótima, pois as mulheres segundo pesquisas já se desenvolveram ou estão no fim deste tal desenvolvimento corporal. E outra, a melhora da auto estima é realmente de outro mundo né? Mas o que quis dizer, que a cirurgia querendo ou não contém riscos e se há outros metodos eficazes e menos arriscados, o ideal seria optar por eles. Entende?
      A cirurgia da orelha, minha irmã fez, era um procedimento que não havia riscos nenhum, então fez bem novinha (com uns 10 anos).

      Obrigada por passar e opinar por aqui, volte mais vezes linda!
      Claro, sempre estarei por lá!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá! Tudo bem?
    Adorei o texto, estava me questionando sobre isso recentemente e eu acredito que dependendo da situação o melhor é esperar, tendo em vista que muitas vezes o corpo ainda está em formação e as prioridades da pessoa também.
    http://leverissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, como eu disse; se há como esperar e recorrer à outros métodos eficazes, por que não tentar? Claro que há casos a parte, mas é necessária muita cautela para uma decisão tão radical!
      Obrigada por dar uma passadinha por aqui ♥

      Excluir